Embaixada de Portugal no Chile

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Iniciativa "Português mais perto"


portuguesMaisPertoBg2
O Instituto de Camões em colaboração com a Porto Editora lançou em Fevereiro de 2017 a iniciativa “Português mais perto”, uma escola virtual que permite a aprendizagem da língua portuguesa no estrangeiro.

Entre 23 de Setembro a 6 de Outubro, foi lançada uma campanha promocional na RTP Internacional e RTP África com o objetivo de dar a conhecer as valências e modalidades desta plataforma de ensino.

Deste modo, o ensino destina-se essencialmente a alunos com dois tipos de valências: i) Português Língua Materna, adaptado aos currículos nacionais português do 1º ao 12º ano (1º,2º,3º Ciclos e Ensino Secundário) e ii) Português Língua de Herança, níveis A1, A2, B1 e B2, cujo conteúdo foi produzido pela Porto Editora e validado pelo Camões, IP.

Após a seleção de uma valência, é possível optar entre três modalidades: 1) Autoaprendizagem: em que o aluno interage com conteúdos e exercícios autocorretivos; 2) Tutoria assíncrona: em que o aluno para além de interagir com conteúdos e exercícios autocorretivos, também dispõe do contacto com um tutor assegurado pelo Camões, IP, que responde a todas as questões de aprendizagem e de utilização da plataforma no prazo de 24horas e 3) Escola: em que uma escola/associação no estrangeiro adquire uma licença para utilização em sala de aula com os seus alunos, pelo(s) seu(s) professor(es).

Mais informações sobre o funcionamento da plataforma, tipos de modalidades e detalhes dos preços podem ser consultados aqui

Nova plataforma online disponibiliza informação sobre a Ajuda Pública ao Desenvolvimento Portuguesa

No âmbito de melhorar as matérias relativas à Transparência, Comunicação e Prestação de Contas, o Instituto de Camões disponibiliza agora a consulta de informação relativa à Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) Portuguesa.

Através desta plataforma poderá ter acesso a dados sistematizados da APD Portuguesa, durante o período de 2009 a 2016, em língua portuguesa e inglesa, em Euros e em Dólares americanos (USD).

Para aceder clique aqui.

Imagem SIICP 2

 

Visita oficial do Primeiro-Ministro António Costa ao Chile (14 e 15 de Junho)

O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, acompanhado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou o Chile nos dias 14 e 15 de junho com o objetivo de reforçar as relações económicas e políticas entre os dois países. 

No primeiro dia, o Primeiro-Ministro foi recebido com honras militares junto do monumento de Bernardo O’Higgins e em seguida pela Presidente Bachelet, à qual se sucedeu a reunião das duas delegações. Esta culminou numa declaração conjunta à imprensa, que revelou o interesse do Chile e de Portugal em aprofundar a sua cooperação em questões relativas ao multilateralismo, ao papel de Portugal como uma porta para a União Europeia e para África, e à possibilidade de cooperar em novas áreas como o combate e prevenção de incêndios florestais. Ambas partes reiteraram também o seu interesse na celebração em 2020 dos 500 anos da expedição de Fernão Magalhães.

Foi assinado um acordo de mobilidade jovem (“Working Holidays”) que permite o estabelecimento de jovens entre os 18 e os 30 anos no Chile ou em Portugal durante um ano, com o objetivo de férias com trabalho.

Da parte da tarde foi realizado um seminário empresarial promovido pela AICEP e pela InvestChile, onde foi aprofundada a componente económica. O dia terminou com a visita do Primeiro-Ministro ao Museu da Memória de Santiago do Chile, dedicado ao período de ditadura militar e às vítimas do regime.

No segundo dia, antes do seu regresso a Portugal, o Primeiro-Ministro visitou o Centro Artesanal de Los Dominicos e o centro de Santiago.

PMPT PRCL

visita1

visita2

visita4

visita5

visita6

visita

visita7

(Fotografias da autoria de Paulo Vaz Henriques, disponíveis aqui.)


Clique aqui para uma leitura mais detalhada.

 

Contactos

Av. Nueva Tajamar 555,
Torre Costanera, Piso 16,
7550099 Las Condes
Chile

(+ 56 2) 22 03 05 42 / 43
embportugal.chile@mne.pt (Embaixada)
sconsular.santiago@mne.pt (Secção Consular)
aicep.santiago@portugalglobal.pt (AICEP)
ic.embportugal@gmail.com (Camões I.P.)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logo CC CLPT.001

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático