Embaixada de Portugal no Chile

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sistema de Atendimento na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile

posterpt atualizado

Face ao importante aumento da comunidade portuguesa no Chile e, logo, da afluência de utentes à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile, tornou-se necessário alterar o sistema de atendimento consular de modo a reduzir os tempos de espera e otimizar a qualidade do serviço prestado.

Assim, o atendimento para os atos consulares Cartão de Cidadão, Passaporte, Pedido de Visto, Registo de Nascimento, Registo de Casamento e Pedido de Nacionalidade será realizado apenas com marcação prévia às segundas, quartas e sextas-feiras.

O agendamento deverá ser solicitado por email (sconsular.santiago@mne.pt) ou por telefone (+56 2 2203 0542), ficando confirmado unicamente quando receber o email de confirmação. Solicita-se aos utentes que cheguem 10 minutos antes da hora marcada, momento em que deverão apresentar o email de confirmação.

Para todos os outros atos consulares, mantém-se o sistema de atendimento por ordem de chegada somente às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 13h00.

Cursos segundo semestre 2018 - CLP Camões

37033831 2090899184315634 365606432487243776 n

O Centro de Língua Portuguesa Camões na Usach tem o prazer de informar todos os interessados acerca dos cursos que serão lecionados durante o segundo semestre de 2018.

 
Cursos e datas:
 
- Português como Língua Estrangeira (PLE) Nível A1
- Português como Língua Estrangeira (PLE) Nível A2
- Conversação em Português.
 
Os níveis seguem o Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas:
 
A1 – Iniciação - acesso
A2 – Iniciação – plataforma
B1 – Intermedio – umbral
B2 – Intermedio - avançado
C1 – avançado – domínio operativo eficaz
C2 – avançado – maestria
 
Os cursos de PLE iniciar-se-ão a partir da segunda semana de setembro e finalizarão em dezembro (data por confirmar). O curso de Conversação em Português iniciará durante a segunda semana de outubro e finalizará durante a última semana de novembro.
 
Inscrições:
 
O processo de inscrição ainda não foi iniciado, mas comunicamos que o processo terá lugar durante o mês de julho. Será enviada uma ficha de inscrição anexa através do nosso correio eletrónico a todos os interessados, a qual deverá ser enviada de volta com todos os dados solicitados. Se ainda não faz parte da nossa lista de interessados, queira por favor enviar-nos um email através de ic.embaixadachile.ple@gmail.com.
Quem enviar a ficha de inscrição incorretamente preenchida fará com que a sua candidatura fique nula. Devido ao facto de que os nossos cursos são gratuitos, o nosso único critério de seleção é a ordem de receção das fichas de inscrição.
 
Custos:

Todos os nossos cursos são gratuitos.

Vagas:
 
Para os cursos de PLE temos disponíveis 30 vagas. Para os cursos de Conversação temos disponíveis 20 vagas.
 
Horários:
 
- O curso de PLE A1 realizar-se-á às segundas e quartas, das 18h20 às 19h50.
- O curso de PLE A2 realizar-se-á às terças e quintas, das 18h20 às 19h50.
- O curso de Conversação terá lugar às terças e quintas, das 17h00 às 18h00.
 
Requisitos:

Para participar no nosso curso PLE A1 não há nenhum requerimento prévio.
Para participar no nosso curso PLE A2, deve ter cursado o nível A1 connosco ou nalguma instituição semelhante. Se cursou os estudos noutra instituição, deverá trazer um certificado que verifique os estudos prévios. No caso de não dispor de um certificado, realizaremos um teste de admissão.
Para o curso de Conversação não há requisitos de admissão, mas quem quiser participar deve ter como mínimo conhecimentos de PLE nível A2, segundo o Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas.

Eleição do Dr. António Vitorino enquanto Diretor-Geral da OIM

naom 5b33417c1d846

O Dr. António Vitorino foi há pouco eleito por aclamação para Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Nesta ocasião, o Governo Português acaba de emitir seguinte comunicado:

Eleição do Dr. António Vitorino enquanto Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM)

O Governo Português congratula-se com a eleição de António Vitorino para o cargo de Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM). As eleições tiveram lugar hoje, 29 de junho de 2018, em Genebra, na Sessão Extraordinária do Conselho da OIM.


A candidatura de António Vitorino a este importante posto internacional demonstra a muito elevada relevância que Portugal atribui à temática e ao diálogo em matéria de migrações e à premente necessidade de serem encontradas soluções eficazes para os problemas migratórios no quadro internacional. A sua eleição traduz o justíssimo reconhecimento do indiscutível mérito e capacidades pessoais deste destacado cidadão e do seu notável percurso profissional, durante o qual estiveram sempre muito presentes os assuntos e processos relacionados com as migrações.


O Governo Português está plenamente seguro de que António Vitorino é a pessoa certa para conduzir a Organização Internacional para as Migrações neste difícil período e que a sua gestão valorizará a promoção da Paz e da segurança, a tolerância, o respeito pelos direitos Humanos e o Desenvolvimento Sustentável, que norteiam a política externa portuguesa.


Com a decisão hoje tomada, António Vitorino será chamado a desempenhar as suas funções no sistema de governação multilateral num posto fundamental na área das migrações e num contexto particularmente exigente, atentos os desafios globais que marcam a agenda internacional. A Organização Internacional para as Migrações encontra-se num momento crucial da sua história e será chamada a apoiar decisivamente a implementação do Pacto Global para as Migrações, cuja adoção terá lugar ainda este ano.


O Governo Português estende os seus cumprimentos aos dois outros candidatos a esta eleição, Laura Thompson, da Costa Rica, e Kenneth Isaacs, dos Estados Unidos da América, cujo empenho e postura construtiva ao longo dos últimos meses contribuíram para dignificar o multilateralismo e fortalecer o debate global sobre as migrações.

Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020)

O Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) é o maior programa de inventivo de apoio à reabilitação urbana lançado em Portugal, com cerca de 1.400 milhões de euros de financiamento disponíveis para apoiar a reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos ou, em caso de idade inferior, que estejam em mau estado de conservação, situados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de todos os centros urbanos do país (incluindo regiões autónomas). Através deste instrumento financeiro, são concedidos empréstimos com melhores condições do que as oferecidas pelo mercado, nomeadamente com maturidades até 20 anos, períodos de carência que acompanham a realização do investimento (mais 6 meses) até um máximo de 4 anos, e taxas de juro muito abaixo (cerca de metade) das praticadas no mercado, pois cerca de metade do valor do empréstimo é concedido com recursos públicos, com custo próximo do zero. Os empréstimos estão disponíveis aos balcões de bancos selecionados por concurso público. Os imóveis a reabilitar poderão destinar-se a qualquer uso, designadamente atividade económicas ou habitação (própria, para venda, para arrendamento, segunda habitação, etc.).

O período de apresentação de candidaturas é em contínuo e o processo, muito simples, consiste em reunir o parecer do Município, o certificado energético do imóvel e fazer o pedido de financiamento junto de um dos bancos selecionados.

Para atestar a localização e idade do imóvel, bem como indicar os benefícios fiscais que podem estar associados ao investimento, cada Município tem um ponto focal específico para o IFRRU 2020 que emite parecer e acompanha ainda o processo de licenciamento urbanístico no sentido de o agilizar.

Para mais informações e condições sobre o programa IFRRU 2020, consulte aqui. 

 

Contactos

Av. Nueva Tajamar 555,
Torre Costanera, Piso 16,
7550099 Las Condes
Chile

(+ 56 2) 22 03 05 42 / 43
embportugal.chile@mne.pt (Embaixada)
sconsular.santiago@mne.pt (Secção Consular)
aicep.santiago@portugalglobal.pt (AICEP)
ic.embportugal@gmail.com (Camões I.P.)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logo CC CLPT.001

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático