Sistema de Atendimento na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile

 

MARCO 2019 Nova Atencao SECCAO CONSULAR PT

(PORTUGUÊS)

Face ao importante aumento da comunidade portuguesa no Chile e, logo, da afluência de utentes à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile, tornou-se necessário alterar o sistema de atendimento consular de modo a reduzir os tempos de espera e otimizar a qualidade do serviço prestado.

Assim, o atendimento para os atos consulares Cartão de Cidadão, Passaporte, Pedido de Visto, Registo de Nascimento, Registo de Casamento, Pedido de Nacionalidade e outros atos consulares (certificados, procurações, legalizações, entre outros) serão realizados apenas com marcação prévia.

O agendamento deverá ser solicitado por email (sconsular.santiago@mne.pt), ficando confirmado unicamente quando receber o email de confirmação. Solicita-se aos utentes que cheguem 10 minutos antes da hora marcada, momento em que deverão apresentar o email de confirmação. Irá dar-se uma tolerância de um máximo de 10 minutos, caso contrário, perder-se-á a hora marcada sendo necessário agendar uma outra hora, sem a possibilidade de adiantar ou atrasar essa hora marcada.

Para o retiro de passaporte o utente pode vir com o comprovante do mesmo todos os dias das 9h30 as 13h anunciando o propósito. 

Todos os emolumentos consulares devem ser pagos en dinheiro no momento de serem pedidos.

 

 

(ESPAÑOL)

En vista del aumento significativo de la comunidad portuguesa en Chile y, como resultado de la afluencia de usuarios en la Sección Consular de la Embajada de Portugal en Santiago de Chile, se ha hecho necesario cambiar el sistema de asistencia consular para reducir los tiempos de espera y optimizar la calidad de servicio prestada.

Por lo tanto, la asistencia para los actos consulares como Billete de Identidad, Pasaporte, Solicitud de Visas, Registro de Nacimiento, Registro de Matrimonio, Solicitud de Nacionalidad y otros actos consulares (certificados, procuraciones, legalizaciones, entre otros) se realizaran solo con cita previa.

La cita debe solicitarse a través del correo electrónico (sconsular.santiago@mne.pt), confirmando solo cuando reciba el correo electrónico de confirmación. Se solicita a los usuarios que lleguen 10 minutos antes de la hora programada, momento en el cual deberán de presentar el correo de confirmación. Dando una tolerancia de un máximo de 10 minutos, de lo contrario, perderán su hora programada siendo necesario marcar una otra, sin posibilidad de adelantar o atrasar esa hora programada.

Para el retiro del pasaporte, el usuario puede venir con la prueba de ello todos los días de 9:30 a 13h anunciando el propósito.

Todas las tarifas consulares deben pagarse en efectivo al momento de realizar el pedido.

 

Mais notíciasNotícias

Informação importante - Greve Geral

A confirmar-se a convocação de uma greve geral para amanhã, dia 23 de Outubro de 2019, a Secção Consular da Embaixada de Portugal informa que nesse mesmo dia não poderá abrir ao público.

Nos últimos dias têm tido lugar em Santiago e noutras cidades chilenas protestos e manifestações, por vezes sem pré-aviso, que em muitos casos resultaram em violência e vandalismo, incluindo saques e fogo posto, e em grandes perturbações nos transportes.  As autoridades têm utilizado canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.   

O governo decretou o estado de emergência em Santiago e noutras cidades do país e o recolher obrigatório foi imposto em várias regiões, incluindo Santiago, em determinados períodos da noite, assegurado pela polícia e pelo exército. 

Recomenda-se a todos os viajantes no Chile que se mantenham vigilantes e informados, mantenham contacto com a Embaixada, inclusivamente através do facebook, e observem as instruções das autoridades, em particular no que respeita ao recolher obrigatório. Devem ser evitados ajuntamentos e manifestações.

As operações no aeroporto de Santiago sofreram perturbações, com muitos voos domésticos e internacionais atrasados ou cancelados, mas hoje, dia 22 de Outubro, a situação está quase normalizada. Em todo o caso, antes de viajar é aconselhável contactar a respectiva companhia aérea ou agência de viagens.

Informam-se os eleitores recenseados em território nacional e deslocados no Chile de que o voto antecipado para a Assembleia da República decorre nas instalações da Embaixada de Portugal, Nueva Tajamar 555, 16º andar, Las Condes, Santiago, nos próximos dias 24, 25 e 26 de Setembro de 2019, no horário de expediente (9h30 às 13h00 – 14h30 às 17h00).

 

Anexa-se folheto explicativo sobre o Voto Antecipado, também disponível em: https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/AssembleiaRepublica/Documents/Voto%20Antecipado_Estrangeiro_vsite.pdf

Contactos

Av. Nueva Tajamar 555,
Torre Costanera, Piso 16,
7550099 Las Condes
Chile

(+ 56 2) 22 03 05 42 / 43
embportugal.chile@mne.pt (Embaixada)
sconsular.santiago@mne.pt (Secção Consular)
aicep.santiago@portugalglobal.pt (AICEP)
ic.embportugal@gmail.com (Camões I.P.)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logo CC CLPT.001

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático