Embaixada de Portugal no Chile

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sistema de Atendimento na Secção Consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile

posterpt atualizado

Face ao importante aumento da comunidade portuguesa no Chile e, logo, da afluência de utentes à Secção Consular da Embaixada de Portugal em Santiago do Chile, tornou-se necessário alterar o sistema de atendimento consular de modo a reduzir os tempos de espera e otimizar a qualidade do serviço prestado.

Assim, o atendimento para os atos consulares Cartão de Cidadão, Passaporte, Pedido de Visto, Registo de Nascimento, Registo de Casamento e Pedido de Nacionalidade será realizado apenas com marcação prévia às segundas, quartas e sextas-feiras.

O agendamento deverá ser solicitado por email (sconsular.santiago@mne.pt) ou por telefone (+56 2 2203 0542), ficando confirmado unicamente quando receber o email de confirmação. Solicita-se aos utentes que cheguem 10 minutos antes da hora marcada, momento em que deverão apresentar o email de confirmação.

Para todos os outros atos consulares, mantém-se o sistema de atendimento por ordem de chegada somente às terças e quintas-feiras, das 9h30 às 13h00.

Aldeia Segura e Pessoas Seguras

33745944 2036715103037891 3312850988578111488 n

O Ministério da Administração Interna está a promover uma campanha de sensibilização com o objetivo de incrementar o conhecimento das medidas constantes na Resolução do Conselho de Ministros nº157-A/2017, de 27 de outubro. A campanha consiste nos programas "Aldeia Segura" e "Pessoas Seguras", que visam prevenir e mitigar os efeitos dos incêndios rurais por via de ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, divulgação de medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais. 

Para mais informações, consulte a página da Proteção Civil aquiou siga a iniciativa "Aldeia Segura Pessoas Seguras" no facebook aqui.

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

SECP

Caros concidadãos,

No dia 10 de junho comemora-se uma das datas mais emblemáticas da nossa identidade, com a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Tal como vem sucedendo, as cerimónias oficiais, com a presença dos senhores Presidente da República e Primeiro-ministro, vão ter epicentro em Portugal e no estrangeiro, repartindo-se pelos Açores e pelos Estados Unidos da América.

Adicionalmente, o Dia de Portugal será assinalado um pouco por todo o Mundo, nos diversos continentes, graças ao trabalho conjunto da nossa rede diplomática e consular, do movimento associativo português na diáspora e de muitos cidadãos portugueses e lusodescendentes que, a título individual, dão o seu contributo para que a história, a cultura e as tradições de Portugal sejam enaltecidas com particular entusiasmo e significado.

Esse é um sinal inequívoco de que apesar de estarem fisicamente longe, os portugueses no Mundo têm o seu coração em Portugal.

Outro exemplo dessa ligação inabalável foi bem visível no esforço solidário, protagonizado pelas comunidades portuguesas, no apoio aos territórios afetados pelos trágicos incêndios de 2017. Recentemente tive a oportunidade de visitar o concelho de Pedrógão Grande e pude testemunhar a aplicação concreta desses donativos – vindos de comunidades portuguesas residentes em diferentes continentes – e o modo como contribuíram para atenuar as dificuldades materiais dos cidadãos afetados e para reforçar os equipamentos ao dispor dos bombeiros voluntários locais. Este importante contributo chegou não apenas a Pedrógão, mas beneficiou, também, muitos outros municípios sobre os quais recaiu o infortúnio dos devastadores incêndios do passado verão.

Gostaria de terminar com duas notas finais de grande importância.

Aproxima-se a data da votação final, na Assembleia da República, do “recenseamento automático” dos portugueses no estrangeiro. O Governo fez o seu trabalho e provou que é possível concretizar esta importante medida política. Caso ela venha a ser aprovada, pelos senhores deputados, os portugueses no estrangeiro vão receber uma carta a perguntar se querem ser inscritos nos cadernos de recenseamento eleitoral para poderem votar. Deixam de ter que deslocar-se aos consulados, muitas vezes centenas de quilómetros, para se recensearem.

Iremos pôr um fim a uma desigualdade incompreensível entre os portugueses que vivem em Portugal e os portugueses que vivem no estrangeiro. Será importante, então, participar nos futuros atos eleitorais, seja qual for o sentido de voto, para mostrarmos que valeu a pena promover esta importante mudança nas condições de participação cívica e política das comunidades portuguesas.

Gostaria de reafirmar o empenho do Governo no reforço humano e material dos serviços consulares. Após vários anos marcados por constrangimentos, é agora tempo de repor, gradualmente, a capacidade de resposta dos serviços consulares. Trata-se de uma questão de justiça para os trabalhadores consulares, que todos os dias dão o seu melhor, mas também para os portugueses que por esta via reforçam a sua vinculação a Portugal.

Termino, valorizando e reconhecendo, uma vez mais, o papel protagonizado por todos os portugueses residentes no estrangeiro, que, nas suas dimensões sociais, culturais, económicas e políticas, são uma das mais importantes forças de Portugal e constituem a expressão criadora do nosso humanismo e um exemplo da boa integração de Portugal na vida internacional.

A todos, desejo uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a alegria, o orgulho e o significado de sempre.

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

José Luís Carneiro

Itinerário de Celebrações do Dia de Portugal

Itinerario de Celebraciones del Dia de Portugal

Convidamo-lo a celebrar o Dia de Portugal com vários eventos do dia 4 a 14 de junho! Clique aqui,para consultar o documento PDF com a informação completa das várias atividades. 

Contactos

Av. Nueva Tajamar 555,
Torre Costanera, Piso 16,
7550099 Las Condes
Chile

(+ 56 2) 22 03 05 42 / 43
embportugal.chile@mne.pt (Embaixada)
sconsular.santiago@mne.pt (Secção Consular)
aicep.santiago@portugalglobal.pt (AICEP)
ic.embportugal@gmail.com (Camões I.P.)
Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logo CC CLPT.001

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático