Embaixada de Portugal no Chile

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia Internacional dos Direitos Humanos- Comunicado do Governo Português

Por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos no passado dia 10 de dezembro, o Governo Português emitiu um comunicado de imprensa acompanhado por uma mensagem do Ministro dos Negócios Estrangeiros. 

Poderá consultar em baixo o comunicado divulgado, e aqui a mensagem de vídeo de  Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros. 

Comunicado

Dia internacional dos Direitos Humanos

Celebra-se hoje, 10 de dezembro, o 69.º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Governo associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos e afirma o seu mais firme compromisso para com a realização universal de todos os direitos humanos, ambição transversal a toda a política externa portuguesa.

 

Ciente do longo caminho que, em termos globais, há ainda a percorrer em matéria de direitos humanos, a atuação do Estado Português pauta-se pelo respeito, promoção e implementação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dos princípios consagrados na Constituição da República e de todo o normativo que deriva das Convenções de Direitos Humanos a que estamos vinculados.

 

Em 2017, Portugal celebrou os 150 anos da abolição da pena de morte. A decisão pioneira, que colocou o país na vanguarda da Europa e do Mundo, é hoje um dos pilares da nossa ação externa em matéria de direitos humanos e Portugal continuará a pugnar pela abolição universal deste castigo cruel e desumano, que viola o direito à vida e a dignidade humana.

 

A 31 de dezembro, terminará o primeiro mandato de Portugal no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Ao longo dos últimos três anos, Portugal orientou a sua atuação no Conselho para a promoção do diálogo e da cooperação, para alcançar a realização universal de todos os direitos humanos – civis e políticos, económicos, sociais e culturais. E são estes os princípios que continuarão a nortear a atuação de Portugal nos fora multilaterais de direitos humanos, bem como as relações bilaterais que Portugal mantém.

 

Cientes ainda de que a realização dos direitos humanos não é apenas uma responsabilidade dos Estados, acreditamos que, ao celebrarmos, no próximo ano, os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a sua promoção e atualidade dependem do esforço de todos.

AVISO DE ABERTURA DE PROCEDIMENTO CONCURSAL

Concurso externo para o preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Assistente Técnico, da carreira de Assistente Técnico, para exercer funções na Embaixada de Portugal em Santiago do Chile.

Consulte aqui a Lista de Candidatos Admitidos e Excluídos ao Concurso. 

Lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

RNC2050 13

 

Lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

No passado dia 11 de Outubro foi lançado na Culturegest, em Lisboa, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC) 2050. Um evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, o Ministro do Ambiente e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A sessão de lançamento do Roteiro veio estruturar os esforços que o Governo português tem realizado no sentido de atingir a neutralidade carbónica em 2050, tendo esta sido considerada uma das prioridades da ação política do Governo. Do mesmo modo, veio reiterar o empenho de Portugal no cumprimento do acordo de Paris.  

O Ministro do Ambiente revelou que um plano de ação será provado pelo governo até ao final do ano, no entanto, não deixou de ressaltar os sectores chave que terão prioridade no processo para atingir uma sociedade resiliente e de baixo carbono: os transportes (responsáveis por 24% das emissões nacionais), a reabilitação urbana e a descarbonização dos processos industriais.

O Primeiro-Ministro apelou a que esta visão fosse partilhada por todos os portugueses, sublinhando que para uma transição eficiente, socialmente ancorada e com uma maior ligação entre o setor empresarial, científico, administração central e local, é necessário agir no presente.

Para consultar os vídeos dos discursos intervenientes e explorar um pouco mais as temáticas referentes ao RNC 2050, consulte aqui o seu site oficial.

Primeiro Ministro

Contactos

Av. Nueva Tajamar 555,
Torre Costanera, Piso 16,
7550099 Las Condes
Chile

(+ 56 2) 22 03 05 42 / 43
embportugal.chile@mne.pt (Embaixada)
sconsular.santiago@mne.pt (Secção Consular)
aicep.santiago@portugalglobal.pt (AICEP)
ic.embportugal@gmail.com (Camões I.P.)

Facebook 

Mais informação

Ligações úteis

Logo CC CLPT.001

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático