Embaixada de Portugal no Chile

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita oficial do Primeiro-Ministro António Costa ao Chile (14 e 15 de Junho)

O Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, acompanhado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, visitou o Chile nos dias 14 e 15 de junho com o objetivo de reforçar as relações económicas e políticas entre os dois países. 

No primeiro dia, o Primeiro-Ministro foi recebido com honras militares junto do monumento de Bernardo O’Higgins e em seguida pela Presidente Bachelet, à qual se sucedeu a reunião das duas delegações. Esta culminou numa declaração conjunta à imprensa, que revelou o interesse do Chile e de Portugal em aprofundar a sua cooperação em questões relativas ao multilateralismo, ao papel de Portugal como uma porta para a União Europeia e para África, e à possibilidade de cooperar em novas áreas como o combate e prevenção de incêndios florestais. Ambas partes reiteraram também o seu interesse na celebração em 2020 dos 500 anos da expedição de Fernão Magalhães.

Foi assinado um acordo de mobilidade jovem (“Working Holidays”) que permite o estabelecimento de jovens entre os 18 e os 30 anos no Chile ou em Portugal durante um ano, com o objetivo de férias com trabalho.

Da parte da tarde foi realizado um seminário empresarial promovido pela AICEP e pela InvestChile, onde foi aprofundada a componente económica. O dia terminou com a visita do Primeiro-Ministro ao Museu da Memória de Santiago do Chile, dedicado ao período de ditadura militar e às vítimas do regime.

No segundo dia, antes do seu regresso a Portugal, o Primeiro-Ministro visitou o Centro Artesanal de Los Dominicos e o centro de Santiago.

PMPT PRCL

visita1

visita2

visita4

visita5

visita6

visita

visita7

(Fotografias da autoria de Paulo Vaz Henriques, disponíveis aqui.)


Clique aqui para uma leitura mais detalhada.

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail