Embaixada de Portugal no Chile

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

RNC2050 13

 

Lançamento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

No passado dia 11 de Outubro foi lançado na Culturegest, em Lisboa, o Roteiro para a Neutralidade Carbónica (RNC) 2050. Um evento que contou com a presença do Primeiro-Ministro António Costa, o Ministro do Ambiente e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A sessão de lançamento do Roteiro veio estruturar os esforços que o Governo português tem realizado no sentido de atingir a neutralidade carbónica em 2050, tendo esta sido considerada uma das prioridades da ação política do Governo. Do mesmo modo, veio reiterar o empenho de Portugal no cumprimento do acordo de Paris.  

O Ministro do Ambiente revelou que um plano de ação será provado pelo governo até ao final do ano, no entanto, não deixou de ressaltar os sectores chave que terão prioridade no processo para atingir uma sociedade resiliente e de baixo carbono: os transportes (responsáveis por 24% das emissões nacionais), a reabilitação urbana e a descarbonização dos processos industriais.

O Primeiro-Ministro apelou a que esta visão fosse partilhada por todos os portugueses, sublinhando que para uma transição eficiente, socialmente ancorada e com uma maior ligação entre o setor empresarial, científico, administração central e local, é necessário agir no presente.

Para consultar os vídeos dos discursos intervenientes e explorar um pouco mais as temáticas referentes ao RNC 2050, consulte aqui o seu site oficial.

Primeiro Ministro

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail